Do clássico ao moderno: Conheça esses tipos de gravata!

A gravata é um acessório do vestuário da moda social masculina muito antigo. Com o passar dos anos, a moda evoluiu e novas tendências surgiram, resultando em diversas variações desse item. Cada tipo de gravata se adequa a um estilo, ocasião ou momento específico, e escolher a gravata correta pode complementar e realçar o visual, transmitindo uma imagem adequada para a ocasião.

Mas para escolher o modelo certo, é necessário conhecê-los, não é mesmo? Será que você conhece aqueles que separamos abaixo?

Gravata borboleta

Esse tipo de gravata, também amplamente reconhecido, sempre foi considerado um dos modelos mais formais e é frequentemente utilizado em eventos formais e com trajes de gala. Nos últimos tempos, essa gravata também ganhou destaque na moda, trazendo um toque jovem e moderno aos visuais menos formais.

Gravata drapeada

Para aqueles que não estão familiarizados com o drapeado, trata-se de um tecido com pequenas dobras agrupadas que criam um efeito de drapeado. Esse tecido é utilizado em diversas peças da moda atual e tem sido utilizado desde tempos antigos. Quando aplicado em gravatas, o drapeado confere uma textura que a torna ainda mais sofisticada, tornando esse modelo ideal para ocasiões importantes e formais.

Clique aqui para conhecer nossos modelos de gravatas drapeadas!

Gravata de ponta reta

A gravata de ponta reta é aquela que não possui a tradicional ponta triangular, mas sim, como o próprio nome sugere, uma ponta reta no final da gravata. Esse modelo é considerado menos formal e é indicado quando se deseja quebrar a rigidez do visual social, proporcionando um aspecto mais jovem ao look. Você usaria um modelo assim?

Gravata de Ascot

Essa é talvez uma das gravatas menos conhecidas entre os homens, mas isso não a torna menos elegante e moderna. Esse tipo de gravata tem uma forma bem diferente da tradicional, sendo formada por um tecido largo e triangular que é amarrado no pescoço.

A gravata ascot possui um estilo único e distintivo e costumava ser usada apenas em eventos extremamente formais. No entanto, com o passar dos anos, essa peça passou a ser usada também como um item moderno e descontraído nos visuais casuais e contemporâneos.

Gravata tradicional

Essa dispensa apresentações e tenho certeza de que você já a conhece, não é mesmo? A gravata tradicional é a mais utilizada pelos homens no dia a dia, seja no trabalho ou em diversas ocasiões em que a gravata é necessária na vida!


Eu sou suspeito para falar, você sabe, mas a gravata é a minha peça preferida do vestuário social masculino. Entre todas as suas variações e estilos diferentes, uma coisa é inquestionável: uma gravata bem acabada e bem utilizada torna o visual muito mais elegante, moderno e imponente.

Agora que você já conhece os tipos de gravatas mais comuns, que tal conhecer as nossas gravatas?

Clique aqui para acessar a nossa loja 🙂

Deixe um comentário